Missão

A Associação Passo a Passo é uma IPSS criada em 2001. Surgiu como resultado de várias preocupações e inquietações por parte de um grupo de profissinais thehomeworkportal de saúde e de justiça, face à crescente institucionalização de crianças e jovens.

Tem como Missão:

Reduzir e Prevenir o número de crianças institucionalizadas;
Prevenir a negligência e maus-tratos infantis;
Promover competências parentais;
Promover a autonomização familiar;
Promover direitos de cidadania.

Um Passo à Frente

A Passo a Passo é um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – CAFAP – que privilegia o apoio psicossocial à criança e à família.

Assumindo este compromisso, a Associação coloca-se num dos lugares chave do universo das Instituições de Solidariedade Social intervindo neste domínio.

Em 10 anos de intervenção acompanhou 2484 crianças, das quais 85% com medidas aplicadas judicialmente. E, mais de 1000 crianças foram abrangidas em projectos sobre bem-estar e qualidade de vida.

Possui três valências de intervenção:

Preservação Familiar
Reunificação Familiar
Ponto de Encontro Familiar

Pretende-se que as crianças e as famílias tenham uma resposta psicossocial de acordo com as suas necessidades e dificuldades nas dinâmicas relacionais.

Em Portugal, foi a primeira na criação do Ponto de Encontro Familiar que permite que crianças, filhas de pais separados/divorciados em write my papers conflito e em disputa parental, tenham convívios regulares supervisionados por técnicos especializados com o progenitor não residente.

 

História

2001

Criação da Associação

Criada em 2001, a Passo a Passo surge como resultado da preocupação e inquietação de um alguns profissionais de saúde e justiça, perante a crescente institucionalização de crianças e jovens.

2004

CAFAP TEJO – Lisboa/Loures

A intervenção da Passo a Passo nos Conselhos de Lisboa teve início em 2004 partir do trabalho de uma equipa multidisciplinar realizado nos domicílios das crianças e família, que promove as competências parentais, com vista à prevenção da institucionalização infantil, os maus tratos, a negligência e o abuso nas crianças.

 

Projecto Loures

A acção da Passo a Passo no Concelho de Loures teve início em 2004, a partir de uma intervenção multidisciplinar e realizada nos domicílios das crianças e famílias pelo que, tem sido possível a promoção das competências parentais com vista a prevenir a institucionalização infantil.

2005

CAFAP – Mãe d’Água

Em Outubro de 2005 a Passo a Passo iniciou o seu trabalho com as crianças e famílias do Concelho da Amadora. Um projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na sequência da parceria realizada com o Hospital Fernando da Fonseca.

2008

CAFAP Sintra Palácius e CAFAP Sintra Pena

Em 2008, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, concelho com maior taxa, a nível nacional, de crianças com indicadores de risco social, implementa o seu modelo de intervenção. Acção que tem permitido dar uma resposta global às crianças e famílias de Sintra. Em 5 anos, 540 crianças foram acompanhadas.

Em 7 anos alargou a sua actividade com a criação de 2 CAFAP’s: CAFAP Sintra Palácius e CAFAP Sintra Pena, que prestam na globalidade um apoio psicossocial ao Concelho de Sintra nas áreas de: Mediação Familiar, Preservação Familiar e Reintegração Familiar.

2010

CAFAP Beira Serrra /Arganil

Em 2010, através de um protocolo/ parceria com a Câmara Municipal de Arganil, alarga a sua intervenção, situada no Pinhal Interior Norte, de Portugal. Com uma metodologia de intervenção centrada na Criança e na Família, integra uma vasta rede de parcerias e respostas sociais, a nível regional, que permitem minimizar os efeitos nefastos da pobreza e a disfuncionalidade a si associada.

2012

Ponto de encontro familiar

Em 2012, as crianças filhas de pais separados/ divorciados, em conflito e disputa, passaram a usufruir de um espaço, com apoio técnico especializado, o que lhes permite uma convivência afectiva com o progenitor não residente ou outro familiar.

A equipa

As equipas de intervenção da Associação Passo a Passo são de constituição multidisciplinar:

Assistentes sociais
Psicólogos
Educadores de infância
Mediadores familiares
Terapeuta familiar
Nutricionista
Enfermeira
Médico
Agentes de Educação Familiar
Assistentes Administrativos

Estágios

A Passo a Passo orienta estágios nas seguintes áreas:

Licenciatura em Serviço Social
Licenciatura em
Psicologia
Ciências
da Educação

Protocolos:

Universidade de Lisboa
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Universidade Autónoma
Universidade Lusíada
Universidade Lusófona
Universidade Complutense de Madrid
ISCTE
ISPA
Ordem dos Psicólogos
Outros

 

Voluntariado

Voluntários a partir dos 21 anos

Para ser voluntário na Passo a Passo, envie-nos o seu curriculo por correio para Associação Passo a Passo Av. Ceuta Norte, Quinta do Loureiro, Lt 8, Loja 2 1350-410 Lisboa ou através do e-mail passoapasso@sapo.pt