A intervenção da Associação Passo a Passo, enquanto Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) desenvolve projectos de apoio psicossocial na área da gravidez, da parentalidade, dos estilos de vida saudáveis e integra as seguintes modalidades.

Preservação Familiar

Prevenir a retirada das crianças ou jovem do seu meio natural de vida.

Reunificação Familiar

(Re)integração da criança ou jovem no seu meio familiar

Ponto de Encontro Familiar

Manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar, designadamente em situação de conflito parental e de separação conjugal.

Equipa

As equipas técnicas são de constituição multidisciplinar: assistentes sociais, psicólogos, educadores de infância, terapeutas familiares, mediadores familiares, entre outros.

Dispomos ainda de equipas com suporte de assistentes administrativos, voluntários e outros técnicos das áreas do direito, medicina, enfermagem e nutrição.

Metodologia

É uma “Resposta social vocacionada para o estudo, prevenção e o apoio sócio terapêutico a crianças e jovens em situação de risco social ou de perigo e às suas famílias. A intervenção é centrada na família, através de uma abordagem integrada dos recursos da comunidade e é desenvolvida por equipas multidisciplinares, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população alvo.”

É pioneira numa intervenção sistémica, ecológica e multidisciplinar, para e com as famílias e crianças, junto dos domicílios das mesmas.

Prioriza as situações de crianças com medidas judiciais aplicadas. 

Promove a vinculação familiar e sócio afectiva.

Apoia socialmente as famílias e as crianças através de: bens alimentares, medicamentos géneros essenciais ao integral desenvolvimento infantil e tudo o mais, necessário à autonomização familiar.

Investigação e Estágios
A Associação Passo a Passo pauta–se pelo rigor do conhecimento científico e implementação de boas práticas de intervenção psicossocial.

Apoia e orienta estágios, académicos e profissionais, dos cursos de: serviço social, psicologia e outros das áreas das ciências sociais e humanas, ao longo dos últimos anos também solicitados pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Tem contribuído e colaborado em trabalhos de pesquisa e investigação científica na área das ciências humanas.

Protocolos: Universidade de Lisboa; ISCTE; Ordem dos Psicólogos; Universidade Lusíada; Universidade Lusófona; CRIAP; Instituto Superior Miguel Torga; Faculdade de Psicologia por Faculdade de Ciências da Educação de Coimbra